quarta-feira, 1 de março de 2017

Vozes Femininas!

Em nossa matéria passada, Falamos sobre as vozes masculinas e aprendemos detalhadamente sobre cada uma delas.. Hoje Iremos Estudar Sobre as Vozes Femininas e Suas Classificações!



  •  Soprano- Soprano é a naipe feminina mais aguda e com maior alcance vocal de todos os tipos de vozes. Normalmente cobre a extensão vocal que vai do A3 ao A5, na música popular, ou ao C6 (ou até mesmo mais alto) na música operática. Na harmonia coral em quatro partes, as sopranos cantam as partes mais agudas, que normalmente abrangem a melodia.
  • Mezzo-soprano- Meio-soprano  é a voz feminina mais comum, intermediária entre o soprano e o contralto.Geralmente apresenta um timbre mais encorpado que o soprano e tem uma extensão maior na região central-grave.
  • Contralto- Contralto é o tipo de voz feminina mais baixo e pesado, com menor tessitura e também a mais rara. O alcance vocal da contralto cai entre tenor e mezzo-soprano, normalmente do F3 para o F5, embora nos extremos algumas vozes podem chegar de um A1 para um B♭5. Tem um timbre robusto e vigoroso. Sua extensão aguda é curta e compensada no registro grave.

                 Classificação da Voz:

                    Vozes Femininas.  (extensão das vozes)

        SOPRANO               Dó3       ao         Fá5           Voz Aguda
        MEZZO                   Lá2        ao         Si4            Voz Intermediária
        CONTRALTO            Mi2        ao         Lá4           Voz Grave 


 Derivações da sub-classificação dos Sopranos : 

Soprano coloratura:  aplica-se a um tipo de soprano dotado de grande extensão no registro agudo, capazes de efeitos velozes e brilhantes. Exemplo: a personagem das Rainha da Noite, em Die Zauberflöte [A flauta mágica], de Mozart. 

Soprano lírico: Voz brilhante e extensa. Exemplo: Marguerite, na ópera Faust [Fausto], de Gounod. 

Soprano dramático: É a voz feminina que, além de sua extensão de soprano, pode emitir graves sonoras e sombrias. Exemplo: Isolde, em Tristan und Isolde [Tristão e Isolda], de Wagner.


 Derivações da sub-classificação do Mezzo: 

Mezzo-soprano: Voz intermediária entre o soprano e o contralto. Exemplo: Cherubino, em Le nozze di Figaro [ As bodas de Fígaro].

Derivações da sub-classificação do Contralto:

Muitas vezes abreviada para alto, a voz de contralto prolonga o registro médio em direção ao grave , graças ao registro "de peito". Exemplo: Ortrude, na ópera Lohengrin, de Wagner.


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