quinta-feira, 22 de agosto de 2024

Aula de Teclado para iniciantes - N° 3

 Olá Pessoal, Nesta aula iremos aprender mais sobre acordes e tons relativos

Relativos 

Se observarmos atentamente notaremos que as mesmas notas que formam a escala de dó maior são as mesmas que formam a escala de lá menor, bem como as notas da escala de sol maior são as mesmas da escala de mi menor.

Portanto, são tons relativos:


Toda tonalidade maior tem como seu tom relativo uma tonalidade menor, e toda tonalidade menor tem com seu tom relativo uma tonalidade maior.

Formação de Acordes 

Cifras 

É um processo utilizado para representar os acordes, para isso utiliza-se as letras do alfabeto.


É muito importante ao principiante reconhece-las em qualquer posição do teclado, descartando qualquer opção de escrever ou colar seus nomes sobre as teclas.

Acorde 

Acorde é um conjunto de notas, tocadas juntas ou arpejadas (tocando uma nota após a outra), seguindo alguns princípios para a sua formação.

Acorde Maior 

Tomando com exemplo a escala de C:


Temos:                         
                                    

Um acorde maior, no caso, dó maior, tomamos as seguintes notas: 

 a) A nota fundamental do acorde que na qual leva o nome do acorde (C no caso) 
 b) Uma terça (E
 c) Uma quinta (G

Consequentemente o acorde de F é formado:


Acorde Menor (m) 

O acorde menor é representado pela letra “m” minúscula (Exemplo Cm, Dm, Em, Bm, e muitos outros).

Tomamos com exemplo a escala de C:


Um acorde maior, no caso Cm (dó menor),tomamos as seguintes notas:

a) A nota fundamental do acorde (1a ) que na qual leva o nome do acorde (C no caso) 
b) Uma terça menor (Eb), diminuindo meio (1/2) tom de E 
c) Uma quinta (G)

 Cm (dó menor) 

Do mesmo modo acontece com o acorde de Gm (sol menor): 


a) A nota fundamental do acorde (1a ) que na qual leva o nome do acorde (G no caso) 
b) Uma terça menor (Bb), diminuindo meio (1/2) tom de B
c) Uma quinta (D)


Acorde Sustenido Maior (#) e Acorde Bemol Maior (b) 

Acorde Sustenido 

É um acorde normal apenas elevando-se meio (1/2) tom de cada nota do acorde





Acorde Bemol

É um acorde normal apenas diminuindo-se meio (1/2) tom de cada nota do acorde.


Acorde Maior Com Sétima (7) 

É apenas o acréscimo de uma quarta nota no acorde. 

Tomando por exemplo a escala de C:




Um acorde de C7 (dó com sétima) tomamos as seguintes notas: 

a) A nota fundamental do acorde (1a ) que na qual leva o nome do acorde (C no caso) 
b) Uma terça (E)
c) Uma quinta (G) 
d) Uma sétima (Bb), a sétima nota diminuindo meio tom.




Acorde Menor Com Sétima (m7) 

 É apenas o acréscimo de uma quarta nota no acorde menor. 

 Tomando por exemplo a escala de C:


Um acorde de Cm7 (dó menor com sétima) tomamos as seguintes notas: 

a) A nota fundamental do acorde (1a ) que na qual leva o nome do acorde (C no caso) 
b) Uma terça menor (Eb), diminuindo meio tom da terça. 
c) Uma quinta (G) 
d) Uma sétima (Bb), a sétima nota diminuindo meio tom.


O que diferencia um acorde maior de um acorde menor é a terça (3a nota do acorde), no acorde menor ela é diminuída meio tom.

Tabela de Acordes:




Note que a 7a (exemplo D7), sempre será um (1) tom abaixo da nota que dá nome ao acorde. 

Em D7 a 7 a será a nota C


Esperamos que tenham gostado destas aulas, Para a proxima aula, iremos ver : Inversão de Acordes e Como usar as Duas mãos no teclado!
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